Rapariga com uma máquina de costura #2 / Girl with a sewing machine #2

não é a primeira vez que recorro à minha máquina de costura para melhorar ou alterar uma peça de vestuário do meu guarda-roupa.

Saber usar a máquina de costura em nosso proveito é um super poder tremendo, digo eu!

Há coisa de dois meses atrás, andei a pesquisar mais sobre o Wardrobre Architect e sobre o princípio por detrás do Capsule Wardrobe e de como criar um, tendencialmente com peças feitas por mim, sem recurso a grandes cadeias de lojas de vestuário.

E isso levou-me a dar uma volta profunda ao meu guarda-roupa! Acreditem que foi um momento importante e cheio de significado. Tremendamente libertador e que me fez sentir "empossada"!

Mas sobre isso falarei noutro post.

Ao analisar todas peças que tinha no meu guarda-roupa, houve muita que estava em condições lastimáveis devido ao uso intensivo e foi mesmo para o caixote do lixo, outras já não me serviam mas estavam em bom estado e por isso doei. E houve outras que pus na pilha do "reciclar ou reaproveitar".

Há uns dias atrás, bati com os olhos na pilha e vislumbrei um vestido de malha, cujas cores e padrão sempre me agradaram, e é bastante quente e macio, mas que sempre achei demasiado curto para vestir e além disso não me favorecia minimamente. Usei-o algumas vezes em casa, no pico do inverno só para não dizer que não lhe dava uso...

Mas cada vez que olhava para ele, nunca lhe pegava com intenção de vestir... pensei muitas vezes que seria muito melhor se fosse uma camisola...

Quando o pus na pilha para reaproveitar, a intenção foi mesmo essa! Tentar encontrar uma forma de o reconverter em camisola. E apenas bastou uma pesquisa no youtube para descobrir que era possível e até relativamente simples de fazer... bastaria apenas algumas costuras!

Por isso arregacei mangas e tratei de o fazer!

Voilá, a minha camisola "nova" super quente e macia, e que agora se vai tornar numa peça bastante frequente do meu vestuário!

Peço desculpa pela qualidade das fotos, mas quando decidi levar a tarefa avante já o sol se tinha posto e preferi registar mesmo assim, antes de alterar.





 *****

It isn't the first time that I use my sewing machine to improve or change a piece of clothing in my wardrobe.

Knowing how to use a sewing machine in our advantage is a tremendous super power, if I do say so myself!

About two months ago, I was doing some research on Wardrobre Architect and the principle behind Capsule Wardrobe and how to make one, mainly with pieces made by myself, without resorting to buying in the big clothing chain stores.

That made me go throughout my wardrobe in a very deep manner! Believe me, it was a very important and very significant moment in my life. Tremendously freeing and empowering!

But I will talk about that in another post.

When I analyzed all the pieces I had in my wardrobe, there were many that were in deplorable conditions due to hard and heavy wearing so they went to the trash bin, others no longer fit me but were in good conditions so I donated them. And there were even others that I put in the "recycle and re-use" pile.

A few days ago, my eyes caught the image of this pile and I had a glimpse of a wool dress, whose colors and pattern I always liked, it is quite warm and soft, but I always thought it was too short for me to wear it and also, it wasn't very flattering on me.I used it around the house, just to say I wore it...

But every time I looked at it, I never picked it up with the real intention to wear it... and there were many times I thought it would be much more worn if it were a sweater...

When I put it in the re-use pile, that was the whole point! Trying to find a way to convert it from dress to sweater. And all it took me was a little search on youtube to find out that it was possible and quite easy to do so... all it would take was a little bit of sewing!

So I rolled up my sleeves and got to it!

Voilá, my "new" sweater, super soft and warm, that just became a staple piece of my wardrobe and will be used a lot in the future!

I am sorry for the poor quality of the photos, but when I decided to change it, the sun had already set and I prefered to register the change anyway.

Comentários

  1. Gosto mesmo muito do resultado. Acho uma excelente ideia essa de se reciclar/recriar peças de roupa.
    O conceito do Capsule Wardrobe também me agrada imenso e assim que as circunstâncias mo permitirem vou criar o meu.

    ResponderEliminar
  2. Gostei do resultado final.
    Acho que me vais ter que explicar bem o conceito do Capsule Wardrobe, tu e esses nomes complicados...eheheh!
    bjs

    ResponderEliminar
  3. O poder de saber fazer é um dos maiores, e quando a esse poder lhes juntamos as ferramentas adequadas, tornamos-nos poderosas.
    Gostei.
    Fiquei a pesar num vestido de ganga que me está largo...

    ResponderEliminar
  4. Olha, que boa ideia! E que bem ficou.
    A minha filha já me pediu uma vez para fazer isso, mas eu tive medo, nem me lembrei de ir ao YouTube. Prometa que no próximo podcast explica mais ou menos como se faz, pode ser?
    Beijinhos e obrigada pela partilha.

    ResponderEliminar
  5. Uma belíssima ideia!
    Gosto do modelo e dos tons!!!
    bj
    http://asarteiricesdagracinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Como sabes, é das coisas que mais gosto de fazer, embora ande a fazer tão pouco ultimamente.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Ponha aqui as suas mãos!

Mensagens populares